Centro Local de Aprendizagem da UAb

O Centro Local de Aprendizagem de Mêda foi inaugurado dia 9 de Dezembro

O CLA de Mêda foi o oitavo a ser inaugurado este ano lectivo 2008/09, quando a UAb prevê abrir ao público dez CLA’s.

Os Centros Locais de Aprendizagem são núcleos vocacionados para a promoção de actividades orientadas pelos princípios da Aprendizagem ao longo da vida.

Resultam da criação de parcerias entre a Universidade Aberta e a sociedade civil, procurando desenvolver uma intervenção, em termos culturais e educativos, enquadrada nas dinâmicas locais e de acordo com as especificidades da respectiva área de influência.

Pretendendo favorecer o acesso de amplos sectores populacionais à Sociedade da Informação e do Conhecimento, a sua acção privilegia a aquisição de competências no uso das Tecnologias Digitais, bem como o desenvolvimento de outras competências – académicas, profissionais, culturais e cívicas – em diferentes áreas.

Neste sentido, dinamizam acções educativas de âmbito formal, não-formal e informal, com vista à oferta de oportunidades de aprendizagem às populações que, por circunstâncias geográficas, são particularmente susceptíveis de exclusão.

Cabe, ainda, aos Centros Locais de Aprendizagem facultar o suporte logístico e instrumental aos estudantes residentes na respectiva área de intervenção, assim como a responsabilidade de coordenação e organização do processo de avaliação presencial.

A divulgação da oferta educativa da Universidade Aberta e da especificidade do seu sistema de ensino-aprendizagem faz parte das funções atribuídas aos Centros Locais de Aprendizagem.

O CLA de Mêda fica instalado na Biblioteca Municipal de Mêda, inaugurada em 27 de Novembro por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Prof. Cavaco Silva.

O Presidente da Câmara Municipal de Mêda, João Mourato, realça o impacto que este CLA tem na vida cultural e no acesso à formação de todos os que querem desenvolver os seus conhecimentos, adquirir uma formação superior e assim contribuírem para o desenvolvimento de Mêda, do Concelho e também da região.

É importante aqui referir, tal como foi sublinhado na assinatura do protocolo com vista à criação dos dez CLA’s da Universidade Aberta pelo Reitor da Universidade, Prof. Doutor Carlos Reis, o papel pioneiro da Câmara Municipal de Mêda na criação deste tipo de infra-estruturas.