Numismática e Notafilia

Coriscada - Tesouro de moeadas romanas encontrado no Vale de Mouror- escavações - 5 de Outubro 2007Exposição – Museu MunicipalA Câmara Municipal de Mêda promove durante o primeiro semestre deste ano a Exposição “NUMISMÁTICA E NOTAFILIA” que está patente ao Público no Museu Municipal de Mêda.

“A moeda, ao longo dos tempos, foi a guardiã silenciosa da História. Hoje é considerada um elemento primordial na compreensão do passado, tendo por base as personalidades e os acontecimentos que através dela se nos revelam”

De facto, a moeda é elemento importante e testemunho de grande peso no estudo da História. O concelho de Mêda tem sido rico nessas descobertas tendo o caso do sítio arqueológico de Vale de Mouro (Coriscada) sido uma revelação e um exemplo concreto.

As escavações, orientadas por Sá Coixão, permitiram recentemente a descoberta de um “tesouro” constituído por 4.526 moedas datadas do século III- IV, um dos maiores achados no género localizados no país que estavam “escondidas” num compartimento ou pequena tulha, de pedra propositadamente colocada para o efeito, situado nas ruínas de um edifício que se atribui ter sido a casa ou oficina de um ferreiro.

Outras moedas, de épocas anteriores, sobretudo do sec. I foram encontradas neste sítio arqueológico mas também documentos numismáticos têm sido encontrados em outros locais como Longroiva, Marialva, São Jurge (Ranhados), entre outros locais.

Uma exposição que vale a pena ver e apreciar e fazer uma viagem no tempo, na História e nas gentes…

Mêda, 8 de Janeiro de 2009