,

XXXI Festival de Folclore de Mêda

xxi festival folcloreo 209

Domingo, dia 26 de junho decorreu o XXXI Festival de Folclore, no Salão Polivalente da Casa Municipal da Cultura, organizado pela Câmara Municipal e pelo Centro Cultural e Recreativo de Mêda.

O Festival teve início com a já tradicional concentração dos grupos etnográficos presentes, em frente aos Paços do Concelho. Procedeu-se à receção dos grupos participantes deste festival, no Salão Nobre da Câmara Municipal, onde o Sr. Presidente (Anselmo Antunes) e o Sr. Vice-Presidente do Município (Paulo Esteves) entregaram os troféus e certificados de participação aos respetivos representantes de cada coletividade.

Posteriormente procedeu-se como vem sendo habitual, ao desfile etnográfico até à Casa Municipal da Cultura. O encontro preencheu a tarde de domingo, iniciativa esta, que vem sendo anual na localidade, com demonstrações típicas de várias regiões. A abrilhantar este encontro estiveram presentes os seguintes grupos:

• Rancho do Centro Cultural e Recreativo de Mêda
  • Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Joaninho
  • Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira
  • Rancho Folclórico de Penaverde
  • Partituna – Tuna Académica do Isvouga

[one_half][responsive]xxi-festival-folclore-26[/responsive][/one_half] [one_half_last][responsive]xxi-festival-folcloreo-236[/responsive][/one_half_last]

Este Festival contou, pela primeira vez, com uma Tuna Académica (Partituna) que atuou no fim de uma tarde cheia de música, de pessoas e com a certeza que para o ano haverá mais…

Segundo o Presidente da Autarquia Prof. Anselmo Sousa, o Folclore desempenha um importante papel na preservação dos costumes e tradições e da necessidade de salvaguardar o património cultural das nossas gentes, proferindo algumas palavras de agradecimento em primeiro lugar aos Grupos de Folclore presentes, e ao público presente por assistir ao Festival. Referiu sendo este um dos objetivos deste Festival de Folclore, pelo qual o Município tem todo o gosto em apoiar e cumprirá anualmente esta iniciativa, pois só com a união e colaboração de todos é que o movimento folclórico ganha força para continuar vivo.

[toggle title=”Reportagem da Local Visão TV” open=”true” icon=”film”]

[/toggle]

[toggle title=”Galeria de Fotografias” open=”false” icon=”picture”]

[/toggle]