Percurso V – A Caminho das Terras da Ordem de Cristo

Tome a direcção de Longroiva. Pelo caminho deixe-se envolver pelas belas paisagens da Veiga. Para além do castelo que sofreu recentemente obras de beneficiação ao nível da iluminação e embelezamento, Longroiva possui um notável património cultural construído: o solar dos Marqueses de Roriz, a Capela da Senhora do Torrão, exvotos, a Fonte da Concelha, a Fonte Nova, a Igreja Matriz, a estrada romana, a forca, sepulturas antropomórficas e moinhos de água. As termas de Longroiva são a grande riqueza do concelho. Águas sulfúreas de caudal abundante com a temperatura de 44 graus centígrados, cuja qualidade e autenticidade foi técnica e cientificamente testada, oferecem todas as garantias de qualidade e pureza. Aproveite para passar alguns dias nesta estância termal e beneficie das suas águas milagrosas, óptimas para a cura de enfermidades de pele e ossos.

Do vasto e rico património de Longroiva acima referido salientamos a Igreja Matriz de Santa Maria, nas imediações do castelo. De origem românica, tem sofrido alterações ao longo do tempo. A seu lado encontra-se a capela de Nossa Senhora do Torrão, rodeada de sepulturas antropomórficas datadas do século XII. Repare nas talhas douradas do retábulo do altar, nas pinturas do tecto e nos frescos datados do século XVIII. No largo da Praça localiza-se a antiga Câmara e o Pelourinho.

Regresse à Meda e reserve a tarde para se deslocar á freguesia da Fontelonga, um percurso inesquecível a fazer no tempo das amendoeiras em flor. Do seu património des­taca-se a Igreja Matriz e as Capelas da Senhora de Belém e São Sebastião. A Igreja dedicada a Santa Maria Madalena tem um altar de estilo barroco e altares laterais dedicados a Nossa Senhora do Rosário e ao Menino Deus. As imagens de Santa Maria Madalena e de Santo António são respec­tivamente do século XVII e XVIII. A cadeira paroquial é da época de D. José I. A Capela de Nossa Senhora de Belém, de arquitectura barroca, possui um altar da época de D. Maria I.