O CNL tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura. A iniciativa tem como destinatários os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, divididos em 4 faixas etárias de acordo com os diferentes ciclos de ensino (1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário).
Decorreu na sala Dr. Augusto César de Carvalho da Biblioteca Municipal da Mêda a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura com a participação de 8 alunos do Agrupamento de Escolas da Mêda. Foram selecionados na 1ª fase, do 1o Ciclo, Bruna Santiago (4o F); Andreia Soto (4o E) e Santiago Fidalgo (4o F); do 3º Ciclo, Filipa Santos (9o , Catarina Ramos (7o e Sara Pinto (9o C) , e do Ensino Secundário, Carolina Melo (10o A) e Carolina Pereira (10º).
O Acolhimento dos participantes foi feito pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal da Mêda, Anselmo Sousa; pelo Diretor do Agrupamento de Escolas da Mêda Luís Lopes e pelo escritor medense Joaquim Vasques.
Desta vez em formato online por razões pandémicas assistiu-se à projeção do discurso de Paulo Langrouva, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo a entidade organizadora, também de António Miraldes, Secretário executivo da CIMBSE e de Bruno Eiras Subdiretor-Geral da DGLAB.
Nesta segunda Fase os alunos selecionados preencheram a prova escrita em formulário Google forms tendo por base os seguintes livros lidos previamente “A Garrafa Mágica” de Sara Rodi, “O Oráculo do Velho Mandarim” de Mafalda Moutinho e a “Viagem do Elefante” de José Saramago.
Carolina Pereira e Filipa Santos foram os alunos da Mêda apurados para a Prova de Palco do dia 26 de abril.