Dia Internacional pela eliminação da Violência Doméstica contra as mulheres

O Município de Mêda associa-se ao Núcleo de Atendimento às vítimas de violência doméstica do distrito da Guarda para assinalar o Dia Internacional pela eliminação da Violência Doméstica contra as mulheres, a 25 de novembro.

Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde 1999 que se tem celebrado este dia pelo mundo. A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

Nos dias de hoje é fundamental reflectirmos sobre o aumento do número de casos denunciados, derivado da sua natureza, de crime público. É  um dever de qualquer cidadão participar!

A violência doméstica é um crime público. Denuncie.

O Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do distrito da Guarda está sediado na Rua Soeiro Viegas, Nº 2 – B, Guarda e presta apoio social, psicológico e jurídico totalmente confidencial e gratuito, contando com uma equipa multidisciplinar.