3º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela teve início na Mêda

3 GP internacional beiras serra estrela 2018 33

Cumpriu-se hoje a 1ª etapa do 3º Grande Prémio Internacional das Beiras e Serra da Estrela. Nesta etapa inaugural, com início na Mêda e chegada em Figueira de Castelo Rodrigo, vão percorrer uma distância de 177 quilómetros, com passagens pelos concelhos de Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Pinhel e Almeida. A partida simbólica teve início às 12 horas junto à Câmara Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Anselmo Sousa, procedeu à “ordem de partida” dos atletas.

Amanhã cumprem-se 194 quilómetros entre o Sabugal e Seia e, no Domingo os corredores saem de Gouveia, sobem ao alto da Torre e chegam ao jardim José de Lemos, na Guarda, depois de completarem 168 quilómetros.

Esta prova tem como alvo principal a promoção regional e a projeção desta região, com enormes potencialidades naturais e diversificado património natural, cultural e gastronómico, enquanto destino turístico sustentável, durante todo o ano, utilizando o ciclismo como um importante veículo de promoção e divulgação da região das Beiras e Serra da Estrela.

Ao captar para o seu território uma prova internacional que junta os melhores ciclistas do pelotão internacional, a Associação de Municípios da Cova da Beira em parceria com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e o Turismo do Centro de Portugal, vislumbra uma oportunidade soberana de aprofundar e divulgar no contexto europeu a região que conta com uma grande envolvência na relação transfronteiriça com uma comunidade autónoma espanhola, geograficamente contígua, com mais de 2,5 milhões de habitantes, não só no plano desportivo, como também no cultural, social e económico, estando já em análise a proposta de, na próxima edição do evento ser realizada uma etapa na província espanhola de Salamanca.

No total estão presentes 115 ciclistas, num total de 17 equipas de 9 países, que vão percorrer as estradas da região ao longo de 3 etapas.