"Cantos e Recantos de Portugal"

Exposição de Pintura de Graça PatrícioExposição de Pintura de Graça Patrício (7 de Janeiro a 7 de Fevereiro)A Casa Municipal de Cultura de Mêda exibe até 07 de Fevereiro a exposição de pintura “CANTOS E RECANTOS DE PORTUGAL” de Graça Patrício.

Em telas onde as cores beirãs são o matiz dominante, a artista plástica, radicada em Celorico da Beira, “retrata” a paisagem, os monumentos, as flores, as alturas da Serra da Estrela, as casas… a gente.

O Presidente da Câmara Municipal de Mêda, João Mourato, que inaugurou a exposição, salientou esse cromático que Graça Patrício empresta às suas obras e lhe dão uma singularidade que em muito tem a ver com a sensibilidade que tem pelas coisas simples e belas.

“Ao transpor para a tela, com elevada sensibilidade e gesto, aquilo que é a nossa terra, as nossas paisagens e o nosso património, o fruto do trabalho, as nossas riquezas e singularidades, nota-se na obra de Graça Patrício um valor singular que lhe dá mais realce e beleza” afirmou.

Coimbra, a Serra da Estrela, a Mêda, as antigas vilas medievais de Longroiva e Marialva, Viseu, paisagens serranas, o pastor da Serra, são alguns dos motivos que Graça Patrício mostra na Casa Municipal de Cultura de Mêda.

A ARTISTA

Graça Patrício é autodidacta que cedo mostrou interesse com tudo o que se relaciona com a Arte.

Nasceu em Dezembro de 1956 em Sobral de Cima, uma pequena aldeia do concelho de Pampilhosa da Serra mas, o seu espírito irrequieto e aventureiro, sedento em conhecer coisas novas, levou-a a deixar cedo a sua terra natal e, aos 16 anos de idade, foi para Lisboa onde trabalhou num laboratório de fotografia e iniciou aquilo que mais tarde veio a tornar-se a sua profissão: Fotógrafa.

Aos 18 anos e com o intuito de trabalhar de dia e estudar à noite, mudou-se para Coimbra onde tinha dois irmãos, acabando por encontrar emprego na mesma área.

Conheceu aqui um colega de trabalho, natural de Celorico da Beira, com quem veio a casar e do qual nasceram dois filhos. Fixaram-se mais tarde em Celorico da Beira onde abriram os Estúdios de Fotografia JG.

Foi então que veio manifestar-se o gosto pela pintura, frequentando cursos de formação nessa área e também em artes decorativas.

Sempre desejosa de aprender e evoluir, participando em exposições, encontros de fotografia, decoração e pintura, sempre em busca de novos conhecimentos.