Concurso Nacional de Leitura em Mêda

Biblioteca Municipal de Mêda Acolheu Concurso Nacional de LeituraBiblioteca Municipal de Mêda Acolheu Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal de Mêda recebeu no dia 27 de Março a 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura organizado pelo Plano Nacional de Leitura e Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, a que se associou a Divisão Sócio Cultural da Câmara Municipal de Mêda.

Participaram  nas Provas Públicas 15 alunos do Ensino Secundário provenientes das Escolas E.B.2,3 c/S. de Mêda, Externato de Nossa Senhora de Fátima –Manteigas, Ensiguarda- Escola Profissional da Guarda, Escola Secundária de Seia e Escola B. e Secundária Tenente-Coronel Adão Carrapatoso-Vila Nova de Foz Côa.

No escalão de 3º Ciclo do Ensino Básico (C.E.B.) estiveram presentes 24 jovens vindos da Escola Básica 2º e 3º Ciclos com Ensino Secundário de Mêda, E.B.2,3 c/S. Mêda, Escola Dr. Reis Leitão – Loriga (Seia),  Escola B. e Secundária Tenente-Coronel Adão Carrapatoso-Vila Nova de Foz Côa, Escola Básica e Secundária de Tourais – Paranhos  (Seia), Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Abranches Ferrão –Seia, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Vila Nova de Tázem-Gouveia, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Guilherme Correia de Carvalho-Seia e Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Manteigas.

O Presidente do Município de Mêda, João Mourato, realça a importância desta iniciativa a que a autarquia aderiu com um duplo objectivo : estimular a leitura e o prazer de ler como elemento importante na formação das pessoas e contribuir para a cidadania e a valorização cultural e por outro lado promover o contacto estreito dos jovens neste caso e da população em geral com a Biblioteca Municipal, entendida esta como um equipamento ao serviço dos cidadãos e do desenvolvimento.

João Mourato chamou a atenção nesta ocasião para o facto de Concurso Nacional de Literatura em colaboração com a Divisão Sócio-Cultural do Município e a Câmara Municipal de Mêda em si, contribuir para estimular os mais jovens para que “tenham a noção clara e objectiva da importância do livro, da leitura e da Cultura na sua formação integral.

O Presidente da Câmara disse ainda que a Mêda e seu concelho “ está numa fase de inicio de uma nova era com a Biblioteca Municipal recentemente inaugurada pelo Presidente da República, Professor Dr. Aníbal Cavaco Silva, que constitui um local e Cultura e de Conhecimento, com qualidade e funcionalidade, que, com os restantes equipamentos culturais – Casa Municipal de Cultura, Museu Municipal, Arquivo Municipal, e desportivos – Complexo Desportivo das Piscinas Municipais, constituem globalmente uma oferta de qualidade para todos os medenses e para todos os que os procurem para valorização cultural, lazer ou recreação”.

O director da Divisão Sócio-Cultural do Município de Mêda, Aurélio Saldanha, considerou por seu turno que o Livro e a Leitura “ são instrumentos imprescindíveis para  a formação dos jovens, independentemente da evolução das novas tecnologias de informação “

“Nada substituirá a importância de um livro, a sua função e seu valor. Um livro é mesmo m amigo e conselheiro “, disse.