,

Torneio das 4 Nações 2016 apresentado ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho

torneio 4 nacoes andebol 2016 6

A competição decorre entre 8 e 10 de Janeiro do próximo ano, em Mêda, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo, com a presença das seleções Juniores A de Portugal, Espanha, França e Alemanha.

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Mêda acolheu esta segunda-feira a cerimónia de apresentação do «Torneio das Quatro Nações – Juniores Masculinos», que vai contar com a presença das seleções nacionais juniores masculinas de Portugal, Espanha, França e Alemanha, e decorre em Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel entre os dias 8 e 10 de Janeiro.

Na cerimónia marcaram presença Anselmo Sousa, Presidente da CM Mêda; Paulo Langrouva, Presidente da CM Figueira Castelo Rodrigo; Lucilia Coelho, Vereadora da CM Pinhel; Rolando Freitas, Selecionador Nacional; Joaquim Escada, Coordenador do Projeto de Desenvolvimento Regional Viseu/Guarda e Miguel Fonseca, Presidente da Comissão Administrativa da AA Guarda.

Joaquim Escada deu inicio às intervenções, recordando que «o Torneio Quatro Nações integra seis jogos de altíssima qualidade», lembrando que «o primeiro jogo, na Mêda, serve para trazer os alunos das escolas da Mêda e outras próximas, como Trancoso». Joaquim Escada finalizou agradecendo «aos municípios a confiança nesta parceria, bem como o apoio e amizade demonstrados»

Seguiu-se o seleccionador nacional, Rolando Freitas, que relevou «o prazer de estar aqui nesta cerimónia, na Mêda, onde me sinto em casa, onde me sinto um amigo depois de todos os eventos que nesta região têm sido tão bem organizados.»

O seleccionador nacional espera que «seja mais um torneio que sirva para lançar mais uma semente para elevar o nível do andebol nesta região»

Referiu ainda que «este será um torneio de elevado nível, até porque muitos deste jogadores já jogam competições de prestígio, inclusivé a Liga dos campeões», recordando que a França é Campeã do Mundo; a Espanha foi quarta classificada do último Mundial; a Alemanha é uma potência onde actuam os melhores jogadores e onde existe o melhor campeonato do mundo. Sobre Portugal, recordou que «também temos uma grande equipa e grande jogadores, inclusivé um desses atletas, Miguel Martins, terá oportunidade, ainda antes deste torneio, de tornar-se internacional A.»

Depois de saudar a excelente parceria criada entre a FAP e os três municípios envolvidos nesta realização, Rolando Freitas passou à divulgação da lista de convocados que pode ser consultada em anexo.

Lucilia Coelho, vereadora da Câmara Municipal de Pinhel, mostrou a sua satisfação pela «realização de mais um evento de qualidade, na senda dos já realizados nos últimos quatro anos», salientando mais uma vez que«os três municípios recebem muito bem todos que visitam a região e assim será desta vez, por ocasião da realização deste evento marcante, com quatro excelentes seleções nacionais.»

Paulo Langrouva, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, começou por referir que«depois do último torneio, criou-se grande expectativa nos eventos que têm vindo a realizar-se na região. Com a criação destas nova dinâmicas, estamos no caminho certo para o desenvolvimento do desporto nesta região, promovendo ao mesmo tempo não só a região como todos os seus produtos endógenos.»Terminou fazendo votos para que Portugal vença o Torneio das Quatro Nações.

A sessão terminou com a intervenção do anfitrião, o presidente da Câmara Municipal de Mêda, Anselmo Sousa.

«Estamos aqui para apresentar este excelente torneio onde vamos receber grandes craques do andebol mundial, promovendo a modalidade. Continuaremos a receber visitantes nos nossos concelhos, muitos pela primeira vez». Ao mesmo tempo, recorda Anselmo Sousa, «aproveitamos para dar a conhecer o que de melhor existe no nosso território e os nossos equipamentos desportivos.».

CALENDÁRIO DO TORNEIO DAS QUATRO NAÇÕES

– Dia 8 de Janeiro – Mêda:

15h30 – Espanha-França
20h30 – Portugal-Alemanha

– Dia 9 de Janeiro – Figueira de Castelo Rodrigo:

18h00 – Alemanha-Espanha
20h00 – Portugal-França

– Dia 10 de Janeiro – Pinhel:

15h00 – França-Alemanha
17h00 – Portugal-Espanha