Encontro Nacional de Enólogos – Mostra de Vinhos Brancos (Douro e Beira Interior)

Foi um fim de semana cheio na cidade de Mêda!

A Câmara Municipal da Meda promoveu a organização duma feira de produtos endógenos do concelho, com grande destaque para os vinhos.

Na Nave de Exposições do Mercado Municipal teve lugar uma mostra de vinhos de região, dando-se grande destaque aos vinhos brancos de altitude que aqui se produzem e cuja qualidade tem vindo a crescer e a ser reconhecida. Ali estiveram também produtores de azeite, outros dos produtos em grande destaque na região, mel, queijos e enchidos, doçaria e artesanato.

O Município de Mêda teve um stand onde se pôde recolher informações de toda a sua atividade e do riquíssimo património da região.

Foram convidados vários jornalistas e bloggers ligados a este sector, que puderam avaliar a beleza da região e todo o potencial da sua produção agrícola de excelência. Assim como a hospitalidade dos medenses e a qualidade das várias ofertas hoteleiras.

No dia 23, aquando da sua chegada, os jornalistas jantaram num restaurante local, apreciando a qualidade da nossa gastronomia. No sábado de manhã os jornalistas fizeram uma interessantíssima visita ao Lagar dos Pinos, em Longroiva, podendo apreciar a história com mais de 300 anos deste lagar e a sua produção de azeite. Mais tarde juntaram-se a eles o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Anselmo Sousa e o Sr. Secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação, Luís Medeiros Vieira, para um delicioso almoço servido no lagar, com petiscos e pratos regionais, acompanhados por um bom azeite do lagar e por vinhos de vários produtores da região.

Por volta das 15h30, o Sr. Secretário de Estado procedeu à inauguração oficial da Mostra de Brancos da Mêda, com palavras de incentivo e de disponibilidade de apoio às regiões do interior que, como a Mêda, têm vontade e coragem para fazer mais e melhor.

Paralelamente decorreu o Encontro Nacional de Enólogos, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Enologia, que aceitou o convite da Câmara Municipal da Mêda para realizar o seu encontro anual e o seu debate, aqui nesta cidade.

À mesma hora, os mais de 45 enólogos fizeram uma visita guiada às instalações da Quinta Vale de Aldeia, tendo provado dois vinhos brancos e um tinto da sua produção. Seguiram depois para Nave de Exposições, onde se juntaram aos muitos visitantes para uma apreciação global do evento e contacto com outros colegas produtores.

Por volta das 17h30, os enólogos, os jornalistas, alguns produtores locais e outras pessoas interessadas rumaram ao auditório da Casa Municipal da Cultura da Mêda, para assistir ao debate intitulado: “O Papel das Novas Tecnologias na Produção de Vinhos”. O debate foi aberto pelo edil do Município, moderado pelo jornalista José Silva e teve um painel de luxo composto pelos Enólogos Engºs. Mário Andrade, António Magalhães, José Maria Soares Franco e Anselmo Mendes.

No final a Associação Portuguesa de Enologia entregou prémios prestígio a alguns dos seus associados.

O dia culminou com um jantar dos enólogos e outro com os jornalistas, que degustaram as nossas iguarias acompanhadas dos vinhos da nossa região.

No domingo, dia 25 de Novembro, os jornalistas visitaram o produtor Manuel Carvalho Martins, na Mêda, apreciando as magníficas instalações, que incluiu uma prova dos seus vinhos na belíssima recuperação dum pombal tradicional. De seguida os jornalistas visitaram a Adega Muxagat, também na cidade de Mêda, provando alguns vinhos novos e foram presenteados com um almoço tradicional servido na mesma.

Da parte de tarde, novamente na feira, os jornalistas provaram e classificaram os dois melhores brancos  de Mêda presentes no evento. Não foi um concurso mas sim um incentivo ao que de bom se faz na região.

Os vencedores foram o Xistos Altos (Douro), do produtor Muxagat e os Souvall Colheita Selecionada (Beira Interior), curiosamente um vinho que foi lançado neste evento, do produtor Lúcia & Américo Ferraz. O Sr. Presidente da Câmara da Meda entregou os respetivos prémios e encerrou o evento.

Jornalistas e bloggers levaram consigo, no regresso a casa, boas memórias e muitos produtos de Mêda.

Está de parabéns a Câmara Municipal de Mêda mas sobretudo os produtores da região, que assim foram reconhecidos e que têm ainda mais motivos para continuar a fazer bem e a divulgar os seus produtos.

O que vai certamente trazer muito mais gente à Meda, para usufruir e divulgar todo este património natural.

Galeria de Fotografias

[gap height=”20″]