III Semana da Saúde e Bem-Estar de Mêda

O Município de Mêda em parceria com o ULS da Guarda, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Agrupamento de Escolas, Academia Sénior, CLDS 3G Mêda em Movimento, Associação de Diabéticos do Distrito da Guarda e Universidade Aberta promoveram entre os dias 29 de março e 5 de abril a III Semana da Saúde e Bem-Estar de Mêda.

Neste âmbito, foram desenvolvidas várias atividades destinadas a diferentes públicos.

Para a comunidade em geral realizou-se, no dia 29 de março, uma sessão de esclarecimento sobre os direitos na saúde com a DECO, foram esclarecidos alguns temas como por exemplo, o direito à informação médica, ao transporte e acompanhamento, taxas moderadoras, tempos de resposta no serviço de urgência e o direito a reclamar.

No dia 30 de março, uma sessão de sensibilização sobre a dádiva de sangue com o Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra. Nesta sessão os presentes foram esclarecidos sobre todo o processo de recolha de sangue e os benefícios para os doentes e para os dadores, foi ainda referido pela oradora que se verifica um decréscimo de dádivas de sangue em Portugal embora, no interior do país se tenha verificado um aumento. No próximo dia 14 de abril irá ser efetuada uma recolha de sangue no Centro de Saúde Mêda, desde que tenha mais de 50Kg e 18 anos pode ser um dador.

Nesse mesmo dia, realizou-se ainda um Torneio de Matraquilhos Humanos entre Associações com a participação do Grupo Desportivo de Mêda (GDM) e a Casa do Benfica.

No dia 2 de abril, realizou-se uma aula de aeróbica (MoveSeniores) destinada aos utentes da IPSS’s do concelho com o objetivo de promover a atividade física na terceira idade na qual participaram a Santa Casa da Misericórdia de Mêda, Centro Social e Paroquial do Aveloso, Associação de Melhoramentos e Desenvolvimento Cultural e Social da Barreira, Associação de Beneficência e Cultura de Outeiro de Gatos e a Academia Sénior de Mêda dinamizada pelo prof. Valter Antunes do Complexo Desportivo de Mêda apoiado pelo psicomotrista da Santa Casa da Misericórdia de Mêda.

No dia 3 de abril, destinada aos jovens do ensino secundário do Agrupamento de Escolas decorreu uma sessão de informação sobre Tráfico Seres Humanos pela ONG “Saúde em Português”, com o objetivo de sensibilizar e informar sobre o tema a fim de reconhecer e denunciar o fenómeno.

Nesse mesmo dia, procedeu-se à inauguração da exposição “Mercadoria Humana – Fotografia e Artes Plásticas” pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mêda e da coordenadora do projeto, para além do público em geral estiveram presentes representantes da ação social do município e do Posto Territorial de Mêda da GNR. Esta exposição é da autoria de Pedro Medeiros e as intervenções sobre manequins da autoria dos (as) alunos (as) da ARCA-EUAC (2010-2011). Esta exposição poderá ser visitada até ao dia 22 de abril no horário de expediente da Casa Municipal de Cultura.

No dia 5 de abril, decorreu ainda uma tertúlia sobre Alzheimer e outras demências com a Associação Alzheimer Portugal promovendo a interação entre pessoas com experiências semelhantes e o esclarecimento de dúvidas sobre o diagnóstico, acompanhamento e tratamento.

Para finalizar, numa sessão de cinema gratuita exibiu-se o filme “The Healer – O que de verdade importa” sendo o tema central uma reflexão sobre o propósito da vida e a forma como encaramos a doença.

Durante a semana, e tendo como público-alvo as crianças e jovens do concelho em ciclos de ensino fundamentais para aprendizagem, realizaram-se rastreios visuais pelas duas óticas sediadas na Mêda nomeadamente a Opticália Mêda e a Ótica Novo Olhar, aos alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclo do Agrupamento de Escolas de Mêda e ainda aos alunos do pré-escolar do Instituto Dona Maria do Carmo Lacerda Faria.

Galeria de Fotografias