Inauguração da Cabine de Leitura na Cidade de Mêda

Na manhã de hoje (14 de Fevereiro), junto aos Paços do Concelho, entre o colorido das crianças do Jardim de Infância de Mêda, de alguns leitores do Clube de Leitura e outras entidades locais, realizou-se a Inauguração da Cabine de Leitura na cidade de Mêda.

Esta iniciativa tem como premissa a valorização da leitura, encarada como direito humano e condição do livre exercício da cidadania cultural. Assim, a Altice Portugal, através da Fundação PT, que já inaugurou perto de duas dezenas de cabines de leitura por todo o país, incluindo Açores e Madeira, premiou o Município de Mêda. Desta forma, a cidade passou a acolher um espaço de leitura democrático, nascido a partir de uma antiga cabine telefónica, note-se o primeiro da região. Com o desiderato de fomentar a leitura no Concelho, a Mêda foi dotada de uma microbiblioteca sob o mote “Levar, doar, ler, devolver”.

A ideia da reconversão das cabines telefónicas antigas inspira-se num movimento iniciado há alguns anos, na pequena aldeia de Westbury-sub-Mendip, no sudoeste de Inglaterra, onde os moradores se lembraram de converter uma cabine telefónica num depósito de livros, que passou a ser classicamente encarada como a mais pequena biblioteca do mundo.

Esta sessão de inauguração principiou com o “descerrar da bandeira“, que marcou a abertura da cabine, seguido de uma simbólica doação de livros. Após este momento, os presentes dirigiram-se ao Salão Nobre do Município, onde assistiram às intervenções do Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, e do Presidente da Câmara de Mêda, Anselmo Sousa. Estiveram presentes, o Presidente da Assembleia Municipal, João Jorge Lourenço, o Vice Presidente da Câmara Municipal, Paulo Esteves, o Vereador Aurélio Saldanha e a Diretora da Fundação PT, Ana Estelita.

Para o edil do município “este projeto tem uma importância pedagógica e cívica. Complementa o nosso imaginário, uma vez que as antigas cabines eram um espaço comunicacional, e hoje temos a oportunidade de voltar a usar este espaço, sendo que o “livro” serve de utensílio fundamental de apoio a várias faixas etárias que nunca devem desvalorizar a leitura, uma vez que as novas tecnologias não são os únicos meios de informação disponíveis”.

Foi com a citação pessoana “Ler é sonhar pela mão de outrem” que o Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, se dirigiu a todos os presentes, com uma explanação sobre a importância destes espaços de leitura. Notou a diversidade de formas como a Altice Portugal está presente nas comunidades, nomeadamente em áreas da cultura, educação, e intervenção social.

Assim, a cidade de Mêda passa a ter um espaço de acesso livre a novos leitores que podem contar com uma panóplia diversificada de títulos, em áreas tão distintas quanto literatura infantil e juvenil, romances, policiais, jornais, biografias, escritores locais entre outros…

Galeria de Fotografias