,

Inaugurada nova ponte do Aveloso

feriado municipal meda 2015 21

Incluída na programação do Feriado Municipal de Mêda, a inauguração da nova ponte do Aveloso foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. Anselmo Sousa, e pela Presidente da CCDRC, Prof. Dr. Ana Abrunhosa, e contou com muitos munícipes que fizeram questão de marcar presença e mostrar a sua satisfação pela concretização da obra.

[responsive] feriado-municipal-meda-2015-16[/responsive]

A obra de recuperação da ponte sobre a Ribeira da Teja, entre Outeiro de Gatos e Aveloso, representa a concretização de um desejo antigo dos habitantes e da autarquia. A antiga ponte românica constituía um “perigo iminente” para os utilizadores e “preocupava muito a Câmara Municipal, porque passavam lá os autocarros [incluindo os dos transportes escolares] e já estava com fissuras”, lembrou Anselmo Sousa.

“Era uma preocupação muito grande e uma obra desejada há mais de 20 anos. A Junta de Freguesia falava na obra e os técnicos do município alertavam para os riscos que a ponte corria”. A autarquia elaborou o projeto e construiu uma ponte totalmente nova ao lado da existente.

João Sequeira, Presidente da Junta de Freguesia do Aveloso, mostrou-se bastante satisfeito por ver cumprida a promessa deste executivo, e admitiu algum alívio: “a antiga ponte estava mesmo em ruínas”. Ana Abrunhosa congratulou o executivo por ter assumido esta obra como prioritária, apesar de todas as dificuldades que as autarquias atravessam.

A Ponte foi batizada com o nome de Albano Beirão, uma homenagem a um homem natural da aldeia e celebrizado como “Homem-Macaco” pelos seus poderes sobrenaturais, que foram objeto de amplos estudos nacionais e internacionais.

Reportagem Local Visão