Município associa-se à Campanha do Laço Azul

laco azul 2018 3

O Município de Mêda, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mêda (CPCJ), Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-3G) “Mêda em Movimento”,  Agrupamento de Escolas de Mêda, Associação de Estudantes de Mêda e Associação de Pais e Encarregados de Educação de Mêda, assinalaram o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que se comemora em abril, com diversas atividades.

No dia 13 de abril, no Arquivo Municipal, teve lugar uma ação de sensibilização sobre os perigos da internet e qual o papel a desempenhar pelos pais e educadores nesta problemática. Depois, no dia 19, o público alvo foi a população estudantil do concelho, com a realização de outra ação de sensibilização onde foram abordados os perigos e as boas práticas a adotar quando se usa a internet. Importa referir que os alunos do concelho, através da Associação de Estudantes, desempenharam um importante papel na sensibilização para a violência infantil ao distribuir pelo comércio local, laços azuis e contando um pouco da história desta ação simbólica.

Hoje, as crianças foram as grandes protagonistas do dia com a formação de um “Laço Azul Humano” nas diferentes instituições de ensino do concelho.

Estas iniciativas pretenderam alertar para a problemática da violência exercida sobre as crianças e jovens promover a consciencialização da importância dos direitos das crianças, bem como o trabalho que é a missão desenvolvida ao longo do ano, por várias instituições, em especial pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

 

Fotografias