Recriação da lenda de Maria Alva – Pés de Cabra em Marialva

Nos dias 20 a 22 de julho, Marialva juntou a população para reviver a lenda da aldeia “Maria Alva – Pés de Cabra”.

Esta iniciativa organizada pelo município de Mêda, inserida no ciclo de eventos “12 em Rede” promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal, tem a particulariedade de permitir aos visitantes, experiências únicas e irrepetíveis em cada uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal.

O ciclo de eventos “12 em Rede — Aldeias em Festa” proporciona verdadeiros momentos de animação. São dias de festa no palco perfeito para viver emoções genuínas, repartidos por doze fins de semana com programação exclusiva. Descubra os sabores, as histórias e lendas, os saberes e os segredos escondidos nas pedras através de um programa desafiante e divertido, desenhado para toda a família. Música, gastronomia, visitas guiadas, oficinas, animação de rua e muito mais farão da sua visita um momento imersivo e inesquecível.

No dia 20 de julho, pelas 21h00 decorreu no Posto de Turismo da Aldeia Histórica de Marialva a inauguração da Exposição de fotografias “Rostos e Memórias de Marialva”. De seguida, o largo da Capela de Nossa Senhora de Lurdes, foi o palco para uma mítica noite de fados, que muito agradou ao público!

Durante a tarde do dia 21 de julho, decorreram visitas encenadas, passeios a cavalo e muita animação. Um dos momentos altos da festa deste fim-de-semana na Aldeia Histórica de Marialva a encenação da lenda da dama dos pés de cabra. Uma peça de teatro que aproveitou a beleza das muralhas do castelo para contar a tragédia de Mari Alva, a moura mais bonita da época, que tinha a “pequena” contrariedade de ser filha do próprio diabo. A peça contou com três profissionais do grupo Filandorra, Teatro do Nordeste, de Vila Real, que trabalharam, durante semanas, juntamente com algumas dezenas de atores locais da Academia Sénior de Meda e Gentes de Marialva. O resultado foi uma noite mágica. No final da noite contámos com a belíssima atuação do Concerto de Orquestra no Largo da Igreja de S. Pedro.

Na tarde de domingo, realizou-se no Largo da Igreja de São Pedro, o Mercadinho do Marquês, que nos contemplou com a mostra e venda produtos regionais. Pela tarde decorreram ainda visitas encenadas pela aldeia, “As voltas do Marquês” alusivas ao período áureo do Marquesado de Marialva, atuação de concertinas. No interior do castelo decorreu a atividade da ofícina equestre, “O Marquês e a mui nobre arte de cavalgar”, com passeios a cavalo.No final da tarde, fomos presenteados na Igreja de S. Pedro com o Concerto de Música de Câmara.

Foi um fim de semana de festa, no palco perfeito para viver emoções genuínas.

Galeria de Fotografias

Fotografias e Vídeo

[toggle title=”Vídeo” open=”false” icon=”film”]

[/toggle]