Sessão Informativa sobre Proteção Civil – Projeto Agentes Seniores de Proteção Civil

Decorreu no passado domingo, dia 24 de março pelas 14h30, na freguesia da Barreira a primeira sessão informativa sobre Proteção Civil no âmbito do Projeto “Agentes Seniores de Proteção Civil”, promovido pelo Município de Mêda através do Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Mêda, Academia Sénior de Mêda e CLDS 3G – Mêda em Movimento e com a colaboração dos voluntários do Clube Sénior de Proteção Civil.

Na sessão foram abordados temas de Proteção Civil tais como:

• Número de Emergência Médica, em que situações devemos ligar 112;
  • Suporte Básico de Vida;
  • Riscos e Vulnerabilidades da Freguesia da Barreira e Gateira, nomeadamente, vagas de frio, ondas de calor, risco de incêndio urbano e florestal, como prevenir e atuar nestas situações.

Foi apresentado o programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”. Durante a comunicação a população foi esclarecida sobre o significado da sinalética dos locais de abrigo e refúgio. Foram, também, referidas as linhas gerais dos procedimentos de atuação em caso de incêndios florestais. E, por fim, a população tomou conhecimento da existência da figura do Oficial de Segurança local e de quais as suas funções.

Os Oficiais de Segurança Local da Barreira e da Gateira receberam, durante a sessão, um colete identificador e um kit individual para casos de evacuação

A população foi sensibilizada para a necessidade de cada um ter em casa um kit individual que contenha: uma caixa de primeiros socorros, medicação habitual, fotocopia dos documentos pessoais, contactos familiares, radio, lanterna, apito, muda de roupa, produtos de higiene pessoal, água e enlatados.

As próximas sessões serão dia 7 de abril em Alcarva; 14 de abril em Vale Flor; 28 de abril Prova; 12 de maio Longroiva e 26 de maio Marialva.

Galeria de Fotografias