Simulacro de Evacuação da localidade da Sapateira

Decorreu no passado dia 2 de junho o simulacro de evacuação da localidade da Sapateira.

Este exercício foi realizado de acordo com o programa Aldeia Segura/Pessoas Seguras e consistiu na evacuação da localidade de Sapateira devido à aproximação de um incêndio rural. Inicialmente, a população foi confinada no abrigo por indicação do Oficial de Segurança Local e, de seguida, por indicação do Posto de Comando Operacional, estabelecido para coordenar e comandar a resposta ao incêndio rural em curso, foi dada a ordem de evacuação de toda a população. Esta foi evacuada para uma Zona de Concentração de Apoio à População móvel, recebida por elementos que integram o Clube Sénior de Proteção Civil da Academia Sénior de Mêda, que prestaram apoio logístico, nomeadamente na organização da alimentação de toda a população evacuada e operacionais envolvidos, e prestaram, também, um apoio de acolhimento e acompanhamento, orientado pela psicóloga do CLDS3G – “Mêda em Movimento”.

Integraram este exercício diversos Agentes de Proteção Civil, o Município de Mêda e o seu Serviço Municipal de Proteção Civil, a Junta de Freguesia Prova e Casteição, o Corpo de Bombeiros de Mêda e o Corpo de Bombeiros de Trancoso, a GNR, o GIPS-GNR, a Proteção Civil Distrital e, também, os voluntários do Clube Sénior de Proteção Civil da Academia Sénior de Mêda e CLDS – 3G “Mêda em Movimento”.

Conclui-se, desta forma, a primeira fase itinerante do Clube Sénior de Proteção Civil da Academia Sénior de Mêda que realizou, até ao momento, sessões de informação nas freguesias de Ranhados, Barreira, Vale Flor, Carvalhal e Paipenela, Marialva, Longroiva e Prova e Casteição, abrangendo cerca de uma centena de pessoas residentes nestas freguesias.

Galeria de Fotografias