Um gesto de Generosidade

Família Abreu doa ao Município de Mêda Edifício Nobre do Centro HistóricoJosé Abreu de Morais doa ao Município de Mêda Edifício Nobre do Centro Histórico

“Um gesto de elevado altruísmo e generosidade”!

Foi desta forma que o Presidente da Câmara Municipal de Mêda, João Mourato, acompanhado pela maioria do executivo municipal, recebeu em doação da Família Abreu, de Mêda, um nobre edifício do Centro Histórico que vai ficar ao serviço do Município.

José Abreu Morais assinou o acto de doação, visivelmente emocionado por o edifício significar “muito dos testemunhos família Abreu, na Mêda”.

O Presidente da Autarquia sublinhou mesmo que “ este é um acto singelo e generoso, mas também um gesto que tem um grande significado de amor à terra, ao ceder aos medenses a sua “Jóia da coroa“.

João Mourato disse mesmo que “Não há maior generosidade do que doar aquilo que se tem e, no caso de José de Abreu Morais, demonstra que é fiel aos seus princípios, que ama a sua terra”.

O Presidente da Câmara Municipal de Mêda disse também que esta “é a primeira vez que no Município de Mêda se fez um acto destes”.

É um imóvel que pertenceu a João Albino Abreu, proprietário e antigo autarca de Mêda, construído no final do século XIX/ princípios do século XX.

Está implantado no centro da cidade de Mêda, a pouca distância dos Paços do Concelho e foi doado com o objectivo de aqui serem instalados serviços e funcionalidades ou valências cultura.

João Mourato disse ainda que a Câmara Municipal vai ter, assim, uma forma de ampliar os seus serviços, obedecendo sempre aos princípios que presidiram à doação: não por o edifício ser alienado ou pervertido o seu fim de ali serem instalados serviços municipais e de Cultura, perpetuando a memória da família Abreu.

O doador, José de Abreu Morais, é bisneto de Francisco Manuel Abreu, que exerceu funções de Presidente da Câmara Municipal de Mêda em 1899, no reinado de D. Carlos.

Afirmou ainda que esta casa, de grandes dimensões, chegou a funcionar no passado “ com o estabelecimento de comércios como a Farmácia e também de uma barbearia, como autêntico centro cívico medense” e que a doação tem “ um cunho simbológico e de contribuição da própria família para o desenvolvimento da Mêda”.

Perante a assistência constituída pró autarcas, responsáveis de serviços locais e concelhios, professores, população em geral que enchia o Salão Nobre

O Presidente do Município, João Mourato, anunciou que o edifício vai ser requalificado e “ colocado ao serviço da população na área da Cultura e dos Serviços sem nunca ser alterado o objectivo efectivo que presidiu à doação e respeitados os seus alçados e fachadas”.

Pertenceu à família Abreu o jornalista João Albino Abreu Júnior, redactor principal do extinto jornal Luz da beira, que se publicou entre 1954 e 1974 na Mêda, uma das figuras proeminentes da cultura, jornalismo, poesia local e regional.