Percurso I – Mêda Urbana

Antes de iniciar o seu passeio dentro da cidade sugerimos uma rápida visita ao Posto de Turismo da Meda, sito na Avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Neste local de recepção de turistas poderá adquirir o roteiro turístico, algumas lembranças e artesanato alusivo ao concelho.

Poderá iniciar o seu passeio pelos paços do concelho, antigo solar barroco do século XVIII, embelezado com azulejo representando motivos das 16 freguesias.

Dos paços do concelho dirija-se à rua da Corredoura e encontre um outro solar barroco, do mesmo século, o solar das Casas Novas. Neste solar estiveram aquarteladas as tropas anglo-lusas durante as invasões francesas.

Perto do solar das Casas Novas, não deixe de admirar duas fontes: a do Espírito Santo, manuelina, construída com arco de volta inteira e cúpula piramidal e que na parte central apresenta um brasão com a coroa real; e a fonte barroca das Fontainhas, no cruzamento da rua da Corredoura com a rua Afonso Botelho.

À saída da rua da Corredoura e após a travessia da Rua Direita, entre no centro histórico da cidade, que inclui a Igreja Matriz, o antigo Tribunal, a Cadeia, o pelourinho e o Museu Municipal. A Igreja Matriz de raiz românica é de grandes proporções e é da época do sub-renascimento, fins do século XVI, princípios do século XVII.

Siga depois pela Rua Professor Ilídio Couveía e entre na Rua da Poça. Numa casa da Rua da Poça, que seria residência do Comendador da Ordem de Cristo, existe uma janela Manuelina de muito interesse. Ao entrar na Rua Nova, vislumbre à sua direita a antiga casa do Dr. Alonso e D. Amélia, uma bela casa da Arte’ Nova, dos inícios do século XX. Vire à esquerda e encontre o escadório que dá acesso ao morro da Torre do Relógio. Uma vez aí chegado encete a subida. Aí, contemple pausadamente a cidade de Meda, nomeadamente o centro histórico e as novas urbanizações demonstrativas do grande crescimento da Meda nas últimas décadas.

Desça o escadório, siga pela rua Dr. Roboredo, e atente à sua direita no novo Palácio de Justiça. Vire à esquerda, entre novamente na Avenida e encete caminho na direcção do Parque Municipal. Uma vez aí chegado admire uma bela fonte barroca, a fonte da Devesa.

Contorne o campo de futebol e visite o Complexo Desportivo das Piscinas dotado de todas as infra-estruturas necessárias à prática do desporto. Parta daqui para uma visita à Zona do Barrocal, para visitar a Casa da Cultura, mesmo em frente do Posto da Guarda Nacional Republicana onde poderá assistir a espectáculos de cinema, teatro, exposições, colóquios, conferências, congressos. Regresse ao centro da cidade para visitar o solar da Família Lacerda Faria e termine o dia visitando a Capela da Senhora das Tábuas, pequeno templo fundado pelos Templários, onde poderá admirar alguns ex-votos, e finalmente, fora da cidade, a Ermida de Santa Cruz, local muito aprazível. Depois de jantar poderá dar um passeio nocturno pela grandiosa Avenida da Meda e nos seus extremos admirar duas belas estátuas de construção recente, a estátua de homenagem aos Medenses e a estátua dos ex-combatentes do Ultramar.