Comemorações do Dia Municipal para a Igualdade
Desde 2010 que o dia 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade, é celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, com vista à promoção dos valores da Igualdade, Inclusão e Participação.
Sob o lema “Igualdade é Desenvolvimento”, são levadas a cabo centenas de iniciativas, por todo o país, para assinalar a urgência do combate às discriminações e violência de género e de se lutar por uma igualdade plena entre mulheres e homens, e em todas as áreas da sociedade, na defesa intransigente dos direitos humanos.
O Município de Mêda, alinhado com a iniciativa nacional, celebrou o Dia Municipal para a Igualdade com um conjunto de ações, direcionadas para diferentes públicos, e em articulação com diversos parceiros, com o objetivo de consciencializar a comunidade para eliminação de barreiras e a construção de uma sociedade mais inclusiva, promotora de equidade e justiça social.
No dia 24 de outubro foi efetuada uma ação de sensibilização sobre Igualdade de Género, através da difusão de informação/vídeo, junto dos colaboradores/as do Município.
Durante o período da manhã, as crianças do Jardim de Infância de Mêda, sob o lema “Mulher e Homem que se sabem respeitar, unidos conseguem trabalhar”, e envolvendo a comunidade educativa, realizaram um desfile pelas ruas da cidade, onde demonstraram que homens e mulheres conseguem desenvolver as mesmas profissões. As crianças foram recebidas no Salão Nobre do Município, pelo sr. Presidente da Câmara, Dr. º João Mourato, pelo Sr. º Vice-Presidente, Eng. César Figueiredo, pela Vereadora da Educação, Dr.ª Carla Sequeira e pelo Sr. º Diretor do Agrupamento de Escolas, Prof. Luís Lopes, onde transmitiram a mensagem que as profissões não têm género.
Durante o período da tarde, nas instalações do Agrupamento de Escolas, os alunos/as da Academia Sénior e da Universidade Aberta dinamizaram um debate com os/as alunos/as do ensino secundário, onde a temática abordada foi: Igualdade de Género: Quais os desafios?. Deste debate foi possível discutir as diferentes abordagens da Igualdade de Género, com base em diversas perspetivas etárias.
Nos dias 24 e 25 de outubro, e direcionado aos/às alunos/as do ensino pré-escolar do Instituto D. Maria do Carmo Lacerda Faria e do Jardim de Infância de Mêda, em parceria com a Academia Sénior e a Universidade Aberta, foi apresentado um pequeno teatro de fantoches “A Maruxa e o Zezinho” de forma a sensibilizar as crianças para a divisão das tarefas domésticas.
As realizações destas ações pretendem consciencializar a população para a necessidade de combater qualquer tipo de discriminação e contribuir, de forma precoce, para uma sociedade mais igualitária e promotora de uma cidadania plena e ativa.