O melhor do andebol mundial passou pela Mêda
A França venceu o Torneio 4 Nações de Andebol, que se disputou durante três dias nos concelhos de Mêda, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo. Na sexta-feira, no primeiro dia de competição, o Complexo Desportivo de Mêda recebeu os jogos Espanha – França e Portugal – Alemanha.
Os torneios de Andebol no distrito, com equipas nacionais, começam a tornar-se tradição. Tradição também são as enchentes nos pavilhões para ver esta modalidade. No primeiro jogo do torneio, agendado para as 15h30, mais de 700 pessoas assistiram à vitória da França sobre a Espanha. À noite, pelas 20h30, públicos de todas as idades, da Mêda e de concelhos vizinhos, voltaram a preencher por completo as bancadas e deram um grande apoio à equipa portuguesa.
[one_half][responsive]
[/responsive][/one_half]
[one_half_last][responsive]
[/responsive][/one_half_last]
A organização do 4 Nações voltou a ser um sucesso, não só pela forte adesão de público, mas também pelo nível altíssimo de competição e pela forma organizada como os três municípios envolvidos trabalharam em conjunto, cumprindo todos os requisitos que uma competição internacional exige. O excelente acolhimento destes eventos tem tido o reconhecimento da Federação Portuguesa de Andebol, que já elege a região como prioritária para a modalidade.
Esta foi também uma oportunidade de os concelhos de Mêda, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo promoverem os seus produtos e património a nível nacional e internacional, aproveitando a presença prolongada das comitivas de Portugal, Espanha, França e Alemanha, que aqui estagiaram durante uma semana.
[one_half][responsive]
[/responsive][/one_half]
[one_half_last][responsive]
[/responsive][/one_half_last]
O torneio teve também a cobertura mediática de vários órgãos de comunicação, entre eles a Andebol TV, canal especializado na modalidade que transmitiu em direto os seis jogos do torneio.
A nível desportivo, os encontros foram bastante equilibrados, revelando-se contudo a supremacia da França, campeã mundial em título. A Seleção Nacional, que até venceu a seleção francesa, acabou por sair derrotada com Alemanha (20-21) e Espanha (23-25). Apesar das duas derrotas, o selecionador Luís Monteiro destaca a competitividade: «Podíamos ter ganho e acabámos por ficar em quarto lugar, mas ganhámos à selecção que ganhou o Torneio, o que é contraditório. Perdemos um jogo por um, outro por dois e ganhámos o outro por um, também, o que demonstra que fomos muito competitivos e que podemos jogar de igual para igual com três das melhores selecções do mundo e isso deixa-me, naturalmente, satisfeito».
[one_half] [responsive]
[/responsive][/one_half]
[one_half_last][responsive]
[/responsive][/one_half_last]
Resultados e classificação:
Dia 8 de Janeiro – Mêda:
15h30 – Espanha – França, 27-30 (11-14)
20h30 – Portugal – Alemanha, 20-21 (11-8)
Dia 9 de Janeiro – Figueira de Castelo Rodrigo:
18h00 – Alemanha – Espanha, 23-26 (13-15)
20h30 – Portugal – França, 23-22 (8-8)
Dia 10 de Janeiro – Pinhel:
15h00 – França – Alemanha , 37-31 (18-13)
17h00 – Portugal – Espanha, 23-25 (11-13)
Classificação Geral:
1º – França, 4 pontos
2º – Espanha, 4 pontos
3º – Alemanha, 2 pontos
4º – Portugal, 2 pontos
Ver mais: notícia no site da Federação Portuguesa de Andebol.
Vídeos
[toggle title=”Ver vídeos sobre o Torneio” open=”false”]
[/toggle]