Água, Saneamento e Resíduos Sólidos

O sistema de abastecimento público de água que serve o território do Concelho de Meda, com 11 freguesias, 30 localidades e cerca de 5502 habitantes, encontra-se organizado em 5 zonas, cada uma servida por um sistema de abastecimento de água distinto.

A empresa Águas do Vale do Tejo, S.A., concessionária “em alta”, gere o sistema de abastecimento e a Estação de Tratamento de Água de Ranhados. A origem da água é superficial e provém da albufeira de Ranhados.

A localidade de Alcarva é abastecida pelo Município de Penedono, através de água de origem superficial, oriunda da Barragem do Ourozinho.

A Câmara Municipal de Meda garante o abastecimento de água, de origem subterrânea, às localidades de Vale do Pereiro e Cornalheira, através de dois furos de captação e à Prova, através de três nascentes (fonte do Milho).

Figura nº1:  Esquema de principio dos sistemas de abastecimento público geridos pelo Município de Meda