No passado sábado, dia 22 de maio, realizou-se no Centro de Meios Aéreos da cidade de Mêda (CMA) um “simulacro- exercício à escala total”.
A realização deste exercício teve como objetivo principal a certificação do CMA Mêda, para que seja possível a realização de voos no âmbito da proteção civil.
Foi criada recentemente uma equipa de intervenção (Serviço de Brigada de Aeródromo) composta por bombeiros, que irão intervir em caso de acidentes com aeronaves.
De referir que este “simulacro” serviu para testar a capacidade de todos as entidades de Proteção Civil existentes no concelho.
Assim, o exercício, que não passou de uma simulação, mas que podia ser real teve como “cenário”:
“O helicóptero preparava-se para aterrar no Heliporto Municipal de Mêda, mas um problema de falta de potência nos motores provocou a queda da aeronave na pista de aterragem.
Daí resultou um pequeno incêndio e 4 feridos, 2 graves e 2 ligeiros.”.
Foi um exercício à “Escala Total” que correu bem, e serviu para identificar pequenas lacunas, assim como para testar procedimentos, recursos humanos e viaturas.
Com o exercício, foram testados vários indicadores que medem o bom funcionamento do heliporto, como a capacidade de prontidão e conhecimento dos Bombeiros Voluntários de Mêda e também do efetivo integrado nas Brigadas de Aeródromo que ficará estacionada no heliporto, assim como a viatura afeta ao mesmo.
Para acompanhar o exercício, estiveram presentes observadores da Guarda Nacional Republicana, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mêda, o Sr. Presidente da União de Freguesias de Mêda, Outeiro de Gatos e Fonte Longa, o Serviço Municipal de Proteção Civil, assim como a ANEPC, fazendo-se representar pelo CODIS de Guarda e o comando dos bombeiros voluntários de Papilhosa da Serra.
O Heliporto de Mêda é uma estrutura com capacidade para efetuar operações aéreas de emergência de âmbito local, regional e nacional. Destina-se, numa fase inicial, à operação no âmbito da Proteção Civil, Emergência Médica e Combate a Incêndios.
Um agradecimento a todas as entidades envolvidas e que participaram.