Colóquio Ciência e Inteligência Artificial

No passado dia 11 de outubro (sexta feira), a Casa Municipal da Cultura recebeu o Colóquio sobre Ciência e Inteligência Artificial, uma iniciativa que contou com o apoio da Fundação Altice, Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Fundação CoaParque, Instituto Politécnico da Guarda e Associação Desenvolver o Talento da Guarda.

Durante a manhã, o Painel I, deu inicio com a Oradora Sofia Figueiredo, responsável técnico cientifico do Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa, dedicado ao tema “Da Arte do Côa À Ciência Viva”. Fernando Carvalho Rodrigues, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico de Lisboa e professor emérito no IADE – Instituto de Arte, Design e Empresa, finalizou o Painel abordando a temática “A Arte de Conjetura por uma Probabilidade Futura.

O Painel II decorreu no período da tarde, contou com duas apresentações sobre o tema “Big Data Analytics”, por Noel Lopes, professor do Instituto Politécnico da Guarda, e “Práticas Inovadoras Promotoras de Talentos”, por Maria Goreti Caldeira, presidenta da direção Associação Desenvolver o Talento da Guarda, a apresentação deste painel terminou com uma demonstração robótico por alunos da ADoT.

O Colóquio terminou com Carlos Fiolhais diretor do Rómulo Centro Viva e professor catedrático da Universidade de Coimbra, com a temática “A Computação Moderna e a Inteligência Artificial”.

Galeria de Fotografias