I – Congresso Nacional das Associações de Pessoas com Diabetes

Realizou-se nos dias 12 e 13 do corrente mês, na Casa Municipal da Cultura de Mêda, o I Congresso Nacional das Associações de Pessoas com Diabetes, que juntou mais de 200 participantes, provenientes das mais diferentes partes do país, incluindo Açores e Madeira.

A organização deste evento esteve ao cargo da FPAD – Federação Portuguesa de Associações de Pessoas com Diabetes e do Município de Mêda, da ADDG – Associação dos Diabéticos do Distrito da Guarda e Município de Mêda, com o desiderato de realizar o I Congresso Nacional na cidade da Mêda, em que a temática da diabetes tivesse uma forte participação de vários intervenientes na área da saúde, mas que permitisse à comunidade conhecer melhor esta problemática, como também abordar o papel do associativismo e das redes comunitárias na promoção da saúde do doente diabético.

Durante os dois dias do Congresso foram abordados temas como: “A diabetes em Portugal: Presente e futuro”, “Desporto e diabetes: São compatíveis?” e “O Associativismo na diabetes e as redes comunitárias em Saúde”, entre outros.

Assim, foi possível conhecer as várias realidades, de diferentes prismas, de quem vive/convive com a diabetes, uma doença que, para além da dimensão bio-psico-social em que as famílias vivem, acarreta, ainda nos nossos dias, inúmeras “barreiras por derrubar”. Cabe a todos participar nessa mudança.

De referir que foram apresentadas as primeiras notas do Iº Consenso Nacional da Diabetes (Regras e Normas), que serão brevemente concluídas e apresentadas em artigo cientifico no final do mês.

Além da representação das 15 associações que fazem parte da FPAD, estiveram presentes no evento as várias ordens de saúde (Enfermeiros, Farmacêuticos, Médicos, Psicólogos, Nutricionistas), o Diretor do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro, I.P., Dr. João Pedro Pimentel.

Coube ao edil do Município de Mêda, Anselmo Sousa abrir o Congresso e agradecer aos presentes por “ virem ao interior deste país e em particular ao concelho da Mêda que possam usufruir e conhecer o nosso território paisagístico e patrimonial”, acrescentando, entre outros que “A Mêda quer ser amiga da Diabetes, por isso estará sempre disponível para receber este tipo de eventos, porque só assim é que o interior permanecerá habitado e lembrado”.

Para Emiliana Querido, Presidente da FPAD: “O tema central deste debate é conhecermos as associações que existem e reconhecer-lhes o papel fundamental na ajuda ao apoio terapêutico e ao apoio social, à integração e à ligação que fazem da consulta até à vida social da pessoa com diabetes e das suas famílias”, disse.

Com a ideia lançada por Marco Faróia, Presidente da ADDG – Associação Distrital de Diabéticos da Guarda, “Mêda cidade amiga/Capital da Diabetes”, foi acolhida por todos e será implementado um protocolo com esse objetivo.

Assim o resultado deste Iº Congresso é de enorme satisfação e também de grande esperança, em que é possível fazer-se mais pela diabetes, mas também realizar eventos de sucesso no interior do país.

Galeria de Fotografias