Casteição e Ranhados assinalam as Jornadas Europeias do Património 2019

Casteição acolheu este domingo, 22 de setembro, atividades, inseridas nas Jornadas Europeias do Património 2019, levadas a cabo pela Unidade de Património Cultural e Arquivo da Câmara Municipal de Mêda, contando com a colaboração e apoio da Junta de Freguesia local e da Alter Ibi – Associação Transfronteiriça para o Desenvolvimento.

Segundo a  Direção Geral do Património Cultural,pretende-se com este tema “destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas.” A DGPC, entidade que coordena a programação e divulgação das JEP a nível nacional, convida as entidades públicas e privadas a associarem-se a estas Jornadas, organizando iniciativas neste âmbito.

O dia começou com um percurso temático ao longo dos principais pontos patrimoniais do núcleo histórico de Casteição, acompanhado pelo Dr. João Paulo Azevedo e Dr. Rui Tina Neto. Seguiu-se uma visita a alguns soitos de castanheiros a poente da localidade, sob a orientação do especialista em Paleobotânica da Universidade de Trás-os-Montes, o Sr. Professor Doutor António Crespi que falou sobre a importância do castanheiro e da flora local ao longo da história da humanidade.

No final do percurso proporcionou-se uma vindima, junto ao lagar rupestre de Mosteiros, bem como o respetivo transporte das uvas, recriando-se, de seguida, a pisa, como seria feita à época, contado com a ajuda do Prof. Doutor António Pirra da Universidade Trás os montes. Estes lagares escavados na rocha, vulgarmente conhecidos como lagaretas, são uma imagem de marca do passado vinário da região, constituindo-se fundamentais para o estudo da origem da vinicultura em terras de Mêda. O evento contou com a presença do Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Mêda, que tratou de animar todo o evento. Entretanto foi servido, gratuitamente a todos os participantes, um dos pratos típicos das vindimas locais, uma feijoada, confecionado e servido pela equipa do Complexo Desportivo Municipal.

As comemorações das Jornadas Europeias do Património 2019 prosseguem no domingo, dia 29, em Ranhados na sede da Junta de Freguesia.

 

Multimédia
Galeria de Fotografias
Vídeo