Marialva reviveu a Lenda da Dama Pés de Cabra

De 19 a 21 de Julho, a Aldeia Histórica de Marialva recebeu a festa “Maria Alva Pés de Cabra”, do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”.

Com muita animação e várias actividades inspiradas nesta lenda, Marialva ofereceu momentos inesquecíveis para habitantes e turistas. A lenda “Maria Alva Pés de Cabra” é contada, de geração em geração, como a estória que deu origem ao nome da terra. Graças ao Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, a bonita donzela voltou a ser recordada, num fim-de-semana repleto de animação, com muitas actividades e momentos imperdíveis, inspirados na lenda de Maria Alva.

De entrada livre, a festa “Maria Alva Pés de Cabra” veio dar mais vida à Aldeia Histórica de Marialva, com concertos, oficinas de cozinha regional, trabalhos em feltro, visitas guiadas encenadas, passeios equestres, teatros de rua, mostra e venda de produtos regionais, showcooking, entre outros.

O progama começou na sexta, dia 19, com um concerto de orquestra de guitarra na Igreja de Santiago, e um concerto de trio de jazz, no Largo do Pelourinho. No sábado, 20 de julho, houveram visitas guiadas encenadas e passeios equestres e uma oficina artesanal no posto de turismo às. À noite, Marialva recuou no tempo e apresentou uma encenação da lenda ‘Maria Alva Pés de Cabra’, tendo o belo cenário do Castelo como pano de fundo. No dia 21, foi inaugurado no Largo da Igreja de S. Pedro, o Mercadinho do Marquês, que reuniu uma mostra e venda de produtos regionais, provas comentadas de produtos e um showcooking. As visitas guiadas encenadas e passeios equestres regressam nesse dia à tarde e o programa terminou com um concerto de música de câmara, na Igreja de Santiago.

Com sugestões para miúdos e graúdos, a diversão esteve garantida em Marialva. Foi, também, uma excelente oportunidade para conhecer esta Aldeia Histórica, assim como as suas gentes, que também participaram nos vários momentos do evento.

Este evento foi promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município da Mêda, Junta de Freguesia de Marialva, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Galeria de Fotografias