Santos Populares com os Idosos do Concelho

Município proporciona momentos de alegria a idosos do concelho

Na sequência dos anos anteriores o Município de Mêda comemorou uma vez mais os Santos Populares com os Idosos do concelho. Pelas 10H30 já marcavam presença muitos dos inscritos no Pavilhão Gimnodesportivo para assistir à missa que teve lugar pelas 11H00.Terminada a missa foi tempo de se deslocarem para o espaço adjacente da piscina exterior para o almoço convívio, onde a tradicional sardinha e o caldo verde, não faltaram. Os utentes do Centro Social de Apoio a Idosos e Jovens da freguesia da Coriscada, presentearam os presentes com a preparação de alguns momentos interessantes onde foram declamados poemas e rimas e cantadas algumas “modas”. Chegada a vez de atuar do Grupo de Concertinas do Reboleiro a animação instalou-se e fez a alegria de todos com todos a querer dar um pezinho de dança. Aproveitando a boa disposição os utentes e os técnicos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mêda, preparam uma pequena brincadeira, organizando uma “mini marcha popular” encabeça pelo Presidente do Município e que pelas reações observadas agradou a todos.

O Presidente da Câmara Municipal, Anselmo Sousa, aproveitou para dirigir uma palavra a todos, começando por agradecer a sua presença, estando muito honrado por mais uma vez estar contagiado pelo carinho e boa disposição. Sendo um apanágio deste mandato, as políticas sociais de apoio aos mais necessitados e população idosa. É com muito gosto que a Câmara Municipal pode proporcionar um dia diferente aos presentes. Tudo o que serve para combater o isolamento, a tristeza e a solidão terão sempre o apoio deste Executivo, apesar dos condicionalismos financeiros, fruto da difícil conjuntura. Estas iniciativas constituem uma mais-valia, na medida em que contribuem para proporcionar momentos de convívio e de lazer, e, consequentemente, uma melhoria da qualidade de vida dos idosos e ajudam a combater o isolamento social.

A terminar a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu aos vários parceiros envolvidos na realização desta iniciativa, nomeadamente as Instituições e as Juntas de Freguesia, sem esquecer os serviços camarários.

Este ano, responderam positivamente ao convite da Autarquia cerca de 300 idosos de todas as freguesias do concelho, uma adesão que reflete o agrado desta comunidade relativamente a estas iniciativas. Com efeito, é com muita satisfação que os idosos participam nestes momentos de convívio, que quebram a rotina do seu dia-a-dia, proporcionando a partilha e a convivência saudável entre os participantes.