Secretário de Estado da Juventude visitou a Associação Mêda+

No âmbito do Roteiro do Associativismo, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, visitou na passada segunda-feira a Associação Juvenil Mêda Mais. Num encontro realizado no Arquivo Municipal, que teve a presença do Presidente da Câmara Municipal, a associação apresentou o trabalho desenvolvido desde 2010 e os impactos que o festival de música gera no concelho.

Em articulação com a Federação Nacional das Associações Juvenis, o Governo está a promover pelo país um conjunto de visitas com o objetivo de aprofundar, no terreno, o conhecimento e reconhecimento do movimento associativo jovem e conhecer melhor as realidades associativas dos jovens e alguns dos seus projetos de referência.

João Paulo Rebelo mostrou-se impressionado com a dimensão desta iniciativa e realçou que o associativismo, particularmente em territórios despovoados, funciona como uma «âncora» para os jovens não se desligarem das suas origens. Destacou o trabalho meritório feito pela associação Mêda+, recentemente inscrita no IPDJ, e lançou o desafio para que mais associações se inscrevam, porque «o associativismo tem um contributo fundamental para o desenvolvimento dos municípios».


_DSC0175

O Presidente da Câmara Municipal de Mêda disse sentir-se «bastante orgulhoso» por apoiar este festival, que considera ser já «uma marca registada» do concelho. Anselmo Sousa lembrou também que o Município está sempre disponível para apoiar o movimento associativo e as atividades que se revelem importantes para a comunidade. Elogiou ainda a criatividade e coragem dos jovens que integram as várias associações do concelho.

Ricardo Batista, Presidente da direção da associação, explicou que o festival Mêda+ apenas é possível graças ao trabalho completamente voluntário de cerca de 30 jovens, ao apoio financeiro e logístico do Município e Junta de Freguesia e à colaboração de muitos empresários e instituições do concelho. Aproveitou ainda a ocasião para a agradecer à Comissão Fabriqueira da Paróquia de Mêda pela cedência do recinto da Santa Cruz durante os dias do evento.

O roteiro passou também por Seia, Gouveia, Trancoso, Almeida e terminou com um encontro associativo nos serviços desconcentrados do IPDJ na Guarda.

A edição de 2016 do festival Mêda+ realiza-se nos dias 28, 29 e 30 de julho, com entrada livre, e todas as informações podem ser consultadas em www.medamais.pt.

Fotografia: IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.