Simulacro no Agrupamento de Escolas

O Agrupamento de Escolas de Mêda recebeu hoje um simulacro de socorro após acidente rodoviário, enquadrado no Dia Mundial da Proteção Civil, que se assinala em março.

Durante a manhã, mobilizaram-se os meios dos Bombeiros Voluntários de Mêda, Proteção Civil de Mêda, Bombeiros Sapadores e Guarda Nacional Republicana para uma demonstração aos alunos de um desencarceramento.

simulacro-escola-26

Foi possível observar ao detalhe todos os procedimentos de segurança, imobilização das vítimas e manobras de emergência necessárias nesta operação. À medida que o “regaste” se ia desenrolando, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mêda explicava ao microfone todas as decisões. A utilização de carros antigos e duas pessoas no papel de vítimas ajudaram a tornar o cenário mais realista.

simulacro-escola-29

O salvamento no desencarceramento divide-se nas seguintes fases: reconhecimento, estabilização, abertura de acessos, cuidados pré-hospitalares, criação de espaço, extracção da vítima e, finalmente, avaliação da operação.

Os alunos, divididos em pequenos grupos, tiveram ainda oportunidade de conhecer melhor todos os instrumentos de que estas organizações dispõem para trabalhar, com uma visita ao interior das ambulâncias e carros de bombeiros.

simulacro-escola-4

Estas ações enriquecem o currículo dos alunos e demonstram a importância determinante que as entidades da Proteção Civil e as forças de segurança desempenham nas nossas vidas.

Galeria fotográfica