Teatro-Musical “Letras Perambulantes” apresentado aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico

A Casa Municipal da Cultura apresentou hoje à tarde às crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Mêda, o espetáculo “Letras Perambulantes”, um teatro-musical dedicado às crianças e jovens, que já recebeu diversos prémios no Brasil e retrata uma das maiores expressões artísticas da cultura popular brasileira: a Literatura de Cordel. A montagem esteve a cargo do Núcleo Caboclinhas, um dos mais reconhecidos grupos de teatro infanto-juvenil do Brasil.

Baseado na obra de Patativa do Assaré, um famoso poeta popular brasileiro e um dos seus maiores representantes, o espetáculo propõe uma aproximação com o jogo das palavras, através das rimas dos cordéis, destacando a importância das palavras e aguçando a criatividade de quem as ouve. O público é convidado a partilhar seus poemas, interagir em algumas ações dramáticas da encenação e cantar versos de cantigas populares brasileiras executadas ao vivo pelas quatro atrizes em cena.

A literatura de cordel é assim chamada pela forma como são vendidos os folhetos, dependurados em barbantes (cordão), nas feiras, mercados, praças e bancas de jornal, principalmente das cidades do interior do Brasil. A tradição dessas publicações populares, geralmente em versos, vem da Europa. No século XVIII, já era comum entre os portugueses a expressão literatura de cego, por causa da lei promulgada por Dom João V, em 1789, permitindo à Irmandade dos Homens Cegos de Lisboa negociar com esse tipo de publicação.

Galeria de fotografias