V Centenário do Foral de Mêda

Comemora-se no presente ano o 5º Centenário do Foral concedido por D. Manuel I à vila e concelho de Mêda.

Decorria o ano de 1519, quando a 1 de junho, D. Manuel I concedeu o documento que, embora não decretasse a fundação do concelho, pelo menos, veio legitimar a realidade concelhia da antiga vila e concelho de Mêda, comenda da Ordem de Cristo. A importância deste documento, enquanto símbolo da autonomia municipal ao longo dos séculos que se seguiram, até à extinção dos forais no século XIX e a reforma administrativa que culminou na configuração no atual concelho, fez com que a Câmara municipal sempre tivesse presente a preocupação de o preservar e guardar de forma cautelosa.

A partir de então, o foral de Mêda passou a ter um significado simbólico, constituindo-se como um dos elementos de referência do património histórico e cultural deste concelho

Tendo consciência da importância do conhecimento e valorização do património e consequentemente da memória coletiva deste concelho, o Município de Mêda, decidiu levar a cabo um programa alargado de comemorações ao celebrar os quinhentos anos deste foral, desenvolvendo um conjunto de iniciativas que, para além de comemorarem a produção e  atribuição do referido documento, pretendem evocar um período da História de Portugal e, em particular, deste território: o século XVI. De facto, o concelho de Mêda detém uma riqueza patrimonial considerável, herdada desta época, da qual destacamos alguns elementos, como fontes, igrejas, pelourinhos, entre outras construções de uso particular, mas também pintura e peças de arte móvel.

Iniciadas as comemorações no dia 1 de junho, pretende-se desenvolver várias iniciativas até junho de 2020, contando com atividades diversificadas, dirigidas a públicos diferenciados, seja de âmbito pedagógico, para a comunidade escolar, seja para o público em geral.  Exposições, visitas guiadas, encenações, debates, colóquios e workshops, são algumas das atividades que se irão realizar ao longo do período de comemoração, tendo sempre por base as várias vertentes da vida quotidiana do século XVI: política, sociedade, gastronomia, arte, cultura, entre outros.

Tratando-se de um dos documentos mais antigos e de maior significado para a memória da vila e concelho de Mêda, não poderia deixar de se ter em conta, antes de qualquer outra iniciativa, assegurar as condições necessárias que permitissem restabelecer a integridade original do documento e assegurar a sua preservação.

Pretende-se que este conjunto de iniciativas seja vocacionado para as pessoas, tanto as residentes, como para aquelas que queiram vir conhecer este concelho e desfrutar desta oferta cultural.

Programação das Atividades

Junho a Junho 2020 Exposição “V centenário do Foral de Mêda”
Junho a Setembro Exposição de Trajes Quinhentistas
Realização de visitas guiadas aos principais pontos de interesse patrimonial do concelho;
Visitas encenadas a locais e património do século XVI
Julho Publicação do fac-simile do foral de Mêda
Julho a Agosto Concurso de fotografia
Agosto Criação de roteiros históricos alusivos ao século XVI:

• Património Monumental;
  • Pintura mural (fresco)
  • Arte móvel (escultura; pintura)
Apresentação e implementação do projecto de sinalética para o património edificado do concelho;
Atribuição toponímica “Rua D. Manuel I” nas localidades que foram antigas sedes de concelho e receberam o Foral Novo;
Feira do Livro
Setembro “O Concelho de Mêda no contexto da Reforma dos Forais do Século XVI”
Outubro Mêda: que futuro? Debate e reflexão – turismo
Ciclo de Cinema
Outubro até fim das comemorações Realização de acções junto da comunidade escolar
11 Novembro Plantação de 500 árvores
Novembro Mêda: que futuro? Debate e reflexão – agricultura
Criação de uma edição especial de vinhos
Dezembro Colóquio “Gastronomia e alimentação no Século XVI”
Show cooking de receitas da época
Semana gastronómica Manuelina
Janeiro “A presença dos Templários e Ordem de Cristo nas terras de Mêda – as visitações do século XVI: O Território retratado nos registos das visitações”
Concurso de arte urbana alusiva ao século XVI e Reforma dos Forais
“Judeus e Cristãos-Novos em terras de Mêda: Presença e legado judaico; a Inquisição no território de Mêda”
Mêda: que futuro? Debate e reflexão – ambiente
Exposição “Presença e Heranças e vivências judaicas em Portugal”
Fevereiro Artistas e artífices em finais da Idade Média e início d aIdade Moderna –Património monumental e artístico do actual concelho de Mêda
Março Mêda: que futuro? Debate e reflexão – Educação
“A Cultura da vinha e do vinho em finais da Idade Média e início da Idade Moderna”
Abril Mêda: que futuro?  Debate e reflexão – Cultura
Pintura de tela ou mural colectivo;
Maio Jantar do Comendador
Mêda: que futuro?  Debate e reflexão – saúde
Publicação referente aos forais manuelinos da àrea do atual concelho de Mêda
Maio e Junho Criação de documento síntese das atividades desenvolvidas
1 de Junho Cerimónia de encerramento
Espetáculo de encerramento

Por motivos imprevistos o programa pode estar sujeito a alterações de calendário e/ou de horário.