XXXIII Festival de Folclore de Mêda 2018

Cumpriu-se ontem (Domingo, dia 24 de junho), a tradição com a realização do 33º Festival de Folclore de Mêda, um evento fruto da parceria entre o Rancho do Centro Cultural e Recreativo de Mêda e o Município de Mêda. Este ano com a particularidade de este festival regressar ao sítio que o viu nascer, o Recinto de Festas de Mêda.

Após a receção oficial dos grupos participantes no Salão Nobre dos Paços do Concelho, rumou o desfile etnográfico até ao Recinto de Festas, onde já uma moldura humana considerável esperava pelo inicio do evento. A honra da abertura pertenceu aos anfitriões do Rancho do C.C.R. Mêda, logo seguidos pelo Rancho de S. Pedro de Cête, Paredes, distrito do Porto.

Depois foi a vez do Rancho de Pindelo dos Milagres, do Concelho de S. Pedro do Sul nos trazer uma mostra do folclore do distrito de Viseu. Os Pauliteiros de Miranda atuaram de seguida, abrilhantando uma tarde que se revelava de festa e de alegria para todos os presentes, que fincaram pé e preenchiam cada vez mais, as bancadas do Recinto de Festas, apesar do calor.

Ainda houve tempo para o Rancho do Centro Cultural da Guarda nos trazer as tradições da Serra da Estrela e dos nossos vizinhos do Rancho de Vila Franca das Naves nos brindar com a sua alegria. Por último, coube ao Rancho Folclórico da Coriscada a honra de encerrar o certame.

No final, o Presidente da Câmara, Anselmo Sousa, revelava-se satisfeito por mais uma vez, o Festival de Folclore de Mêda ter trazido às gentes da nossa terra uma mostra abrangente da Etnografia, Tradição e Cultura de Portugal, enaltecendo o papel do Rancho do C.C.R. Mêda, na coorganização do evento, bem como no papel que aquele grupo desempenha levando o nome, a tradição e a cultura medenses, aquém e além fronteiras.

Galeria de fotografias e Vídeo
Vídeo

Galeria de fotografias